Blog / Variedades

Fique por dentro do que acontece no Chez Marianne

Pomba da Paz

Pomba da Paz é uma série de desenhos criados por Pablo Picasso para simbolizar a Paz tão esperada pós Segunda Guerra Mundial.

Pablo Picasso, nasceu na cidade de Málaga, o 25 de outubro de 1881, mas passou grande parte da sua vida em França.

Pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Picasso, Matisse e Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX, responsáveis por importantes avanços na pintura, na escultura, na gravura e na cerâmica.

Picasso foi considerado um símbolo pela defesa da paz e da liberdade depois de pintar Guernica em 1937 em resposta aos bombardeios alemães na Guerra Civil Espanhola.

Após a Segunda Guerra, foi organizado em abril de 1949 na cidade de Paris, um Congresso Mundial pela Paz. Entre os participantes destacaram-se: o físico francês Frédéric Joiot-Curie, o artista espanhol Pablo Picasso, o escritor surrealista francês Louis Aragon,  o filósofo francês Jean-Paul Sartre e o poeta chileno Pablo Neruda.

Um dia antes do início do Congresso, a artista francesa Françoise Gilot que era companheira de Picasso na época, dera a luz à uma menina que eles chamaram-na Paloma. Para Picasso, os pombos eram um lembrete de sua infância e de seu pai, que o havia ensinado a desenhar pombos em Málaga, sua terra natal.

A imagem que ele criou após o nascimento de sua filha,  era uma composição muito simples, uma pomba branca que se destacava contra um fundo preto.

Declarou : “Eu queria, através do desenho e da cor, uma vez que essas eram minhas armas, penetrar cada vez mais profundamente no conhecimento dos homens e do mundo para que esse conhecimento nos liberte mais a cada dia; Tentei dizer, à minha maneira, o que considerava o mais verdadeiro, o mais justo, o melhor, e era naturalmente sempre o mais bonito .” Pablo Picasso.

Ao visitar o estúdio de Picasso, Louis Aragon escolheu essa imagem para ilustrar o cartaz do Congresso Mundial pela Paz. Assim A Pomba de Picasso tornou-se o emblema dos congressos subsequentes, nos quais Picasso fez diferentes variações na imagem da pomba.

A partir da década de 1960, Picasso passou a estilizar cada vez mais seu desenho para representar a Pomba pela Paz. Também acrescentou um ramo de oliveira no bico, esse é um simbolo que segundo a Bíblia, trouxe a Noé a notícia de que a terra estava próxima.

A imagem da pomba de Picasso se tornou um fenômeno em todo o mundo. Entre 1949 e a morte do artista, ele criou inúmeras obras, incluindo pôsteres, gravuras e desenhos, que retratam a Pomba da Paz. Variações da imagem foram usadas em Congressos de Paz em Wroclaw, Estocolmo, Sheffield, Viena, Roma e Moscou. As imagens foram distribuídas ao redor do mundo pelo Movimento pela Paz, criando um novo impulso para a reputação do artista.

Referências

1.^ “Pablo Picasso”. Museu do Aljube. 25 de outubro de 2020. Pagina visitada em 12 de março de 2022.

2.^ “Pomba (Picasso)”. Stringfixer. Pagina visitada em 12 de março de 2022.

3.^ “POMBA DA PAZ – PABLO PICASSO”. Arte e Artistas. 24 de março de 2020. Pagina visitada em 12 de março de 2022.

4.^ “Uma pomba da paz, de Picasso”. Blog A Materia do Tempo. 19 de dezembro de 2015. Pagina visitada em 12 de março de 2022.